Curiosidades

Contactos com escritores

Trocou correspondência com Alberto Pimenta, de quem recebeu algumas sugestões que se vieram a revelar importantes no seu percurso de escritor. Mantém contacto regular com os escritores Xavier Zarco, Vasco Luís Curado, Luiz Roberto Guedes, Henrique Marques-Samyn (que lhe prefaciou o livro “Coisinhas de adultos” e de quem prefaciou o livro “Esparsa erótica”) e Glauco Mattoso, que lhe dedicou o soneto “Antiinflammatoria dedicatoria”.

Antiinflammatoria dedicatoria

Espetáculos

Em 1999 participou num espetáculo de receção a José Saramago, na Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, com uma coreografia baseada em movimentos de aikido.

Em 2001 participou no espetáculo “Dança do Sopro”, no Centro Cultural de Belém, numa parceria entre a escola Ten-Chi, liderada pelo mestre Georges Stobbaerts, e a companhia de dança da Faculdade de Motricidade Humana, sob a orientação do bailarino e coreógrafo Luís Damas e com a participação da violoncelista Teresa Portugal Núncio.

Também em 2002 participou numa demonstração de Aikido no Butokuden de Kioto, no decorrer dum encontro mundial de artes marciais. Na mesma data praticou em Tóquio na sede da Aikikai.

Em 2002 participou no “Festival Ten-Chi”, espetáculo que decorreu no Centro Cultural Olga Cadaval, com a participação de Georges Stobbaerts, Maria João, Mário Laginha, Rão Kyao e José Salgueiro.

Em 2004 participou no espetáculo comemorativo dos 30 anos do 25 de Abril que decorreu no Fórum Luísa Todi, em Setúbal, com uma coreografia baseada em movimentos de aikido e de outras artes marciais.

O primeiro livro

Escreveu o primeiro livro aos onze anos, “Um velho com um espírito novo”, um pequeno romance em dez capítulos, do qual se fez uma edição artesanal de 40 exemplares na Escola Preparatória Luísa Todi, em Setúbal, onde estudava.

A prática do aikido

Pratica aikido desde os catorze anos. Fez grande parte do seu percurso ligado à escola Ten-Chi, criada pelo mestre Georges Stobbaerts, e à Associação de Aikido do Sul. Praticou nas instalações do Vitória Futebol Clube, mas atualmente pratica em praias e jardins, estando apenas inscrito na Federação Portuguesa de Aikido.

Associações que ajudou a fundar

Associação de Artistas Plásticos de Setúbal / ArtiSet

Associação de Aikido do Sul

Federação Portuguesa de Aikido e Disciplinas Associadas

Associação Portuguesa de Iaido

Centro de Estudos Bocageanos

Associação Casa da Poesia de Setúbal